IEPROM - Instituto de Educação Profº Robson Moura


IEPROM

o Instituto de Educação Profº Robson Moura se dedica a Educação a Distância e presencial como uma sociedade científica de pesquisa e formação voltado ao aprimoramento do ser humano na educação presencial, aberta, flexível e a distância, fundado em 01 de julho de 2010 pelo educador Profº Robson Moura utilizando as TICs como tecnologias de aprendizagem.

OBJETIVO GERAL IEPROM
“Educar para vida e para futuro,respeitando os princípios da liberdade no desenvolvimento de idéias e metodologias promotoras da educação presencial e aberta respeitando o direito de acessibilidade de todos a educação”


Seus objetivos principais são:

- Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação presencial, a distância em todas as suas formas;
- Incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;
- Apoiar a "indústria do conhecimento" do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
- Promover o aproveitamento de "mídias" diferentes na realização de educação a distância;
- Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.

 

BIOGRAFIA do Professor robson moura


Robson Moura, nasceu na Cidade de Maceió do estado de  Alagoas. Aos 05 de novembro de 1963. Seus primeiros anos de vida até a adolescência foram marcados pela efervescência dos Beatles, o I Festival de MPB, o tropicalismo e contracultura. O mundo vivia a conquista espacial, a morte de Kennedy e o embrião da internet começava  a se desenvolver. No Brasil, se comemorava a primeira transmissão em cores da televisão Brasileira, e a transmissão via satélite. Na política a construção do Muro de Berlim e as guerras dos Seis dias e os protestos contra a guerra do Vietnâ. Era um mundo conturbado mas em crescimento. De família humilde, estudou na Rede Pública de Ensino e fez seu fundamental na Escola Estadual Profº Virgínio de Campos.

 

Pensamento: "FELIZES OS IDEALISTAS POIS SERÃO ETERNOS EM SEUS IDEAIS."

Robson Moura

Em seguida estudou na antiga Escola Técnica Federal de Alagoas - ETFAL, hoje IFET/AL, fez o Curso Técnico em Química Industrial, realizou estágio na Sociedade Alagoana de Gelatinas e Colágenos - SOGECONE e na Usina Marituba - especializando-se no II Grupo  das industrias Químicas Orgânicas. Formado em Letras Português pela FAFIMA/CESMAC. Especializado em Docência do Ensino Superior/CISE/FEJAL. Especializado em Psicopedagogia Institucional/FTC. Especializado em Formação de Professores em Mídias na Educação do Ensino Superior/CEDU/UFAL.  Atualmente é Professor de Interpretação e Produção de Textos no 1º Período do Curso de Administração/ Campus Palmeira dos índios, Turismo e Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FCSA/CESMAC, Texto e Discurso I - 1º Período do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da FECOM/CESMAC, foi Professor Formador do Projeto Gestar II/SEED-AL/MEC, Professor tutor do Curso de Atualização em Língua Portuguesa da Secretaria da Fazenda de Alagoas - SEFAZ na Plataforma Moodle, Professor tutor do Curso de Disseminadores em Educação Fiscal da Escola de Administração Fazendária/ESAF-AL e Professor de Português da Escola Estadual Profª Laura Dantas Santos Silva. Publicou dois livros: um de poesias com o título de VERSOS - 1999 e PSICOPEDAGOGIA: uma psicologia clínica e institucional na educação - Editora Livro Pronto, 1ª Edição, 2010 - ISBN 978-85-7869-1592. Tem experiência na área de Docência, Educação, com ênfase EAD, Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa e Psicopedagogia na Educação. Mestrado em MÁSTER EN RECURSOS HUMANOS Y GESTIÓN DEL CONOCIMIENTOS da. Universidad de Léon, UNILEON, Espanha. Com o Título: BUSSINES IN E-COMMERCE: NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA. No ano de 2011. Orientado pelo Profº Drº José Manuel Figueroa González. Mestrando em Ciências da Linguagem/UNICAP e Prof. Tutor da ESAF/EAD - no Curso de Disseminadores da Educação Fiscal.

Programa de gestão de aprendizagem - gestar II

O Gestar II como Programa de Formação Continuada em Serviço, tem como Objetivo Identificar os fundamentos do programa e a sua articulação como política de formação continuada em serviço.

Caracterização do Gestar II
É um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.
Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e de Língua Portuguesa dos alunos de 5ª a 8ª séries (do 6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental.
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, conseqüentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.

Modalidade do Programa
A formação continuada deve ser compreendida como uma ferramenta de profissionalização capaz de proporcionar aos professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição. Espera-se, também, que ela proporcione espaços para se compartilhar experiências e resolução de problemas, como forma de construção de conhecimentos, saberes e competência dos professores. Deve também provocar discussão e reflexão sobre problemas do ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino, bem como as formas de mobilização da comunidade em torno de um projeto social e educativo de escola.
A necessidade constante de atualização não significa, contudo, que a formação continuada se construa tão somente por meio do acúmulo de cursos. Ela deve comportar uma relação essencial e estreita com a dimensão da prática no cotidiano da escola e com a dimensão formal da proposta pedagógica.

A certificação do professor cursista dependerá de quatro fatores:
a) freqüência;
b) conceitos emitidos pelo formador referentes à Lição de Casa ou à Transposição Didática,
desempenho nas oficinas e avaliações;
c) auto-avaliação pelo professor cursista;
d) apresentação do projeto a ser implementado na escola em que trabalha.
Avaliação institucional do programa
Todos os atores do programa participarão de uma auto-avaliação e de uma avaliação dos
demais agentes, fornecendo dados processuais da execução do programa, os seus pontos
positivos e os pontos a melhorar.

Nossos parceiros

Aqui o usuário encontrará um espaço com artigos, poemas e cursos ministrados pelo autor.

 

Contato

O Site do Instituto de Educação e Pesquisa Profº Robson Moura

profrobsonmou@yahoo.com.br

Rua Pastor Eurico Calheiros, 218
Jacintinho - CEP.: 57041-620 - Maceió/Alagoas

82 3034 7432 82 8885 3649

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